You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Conheça os tipos de forro e escolha o ideal para você!

Tipos de forro que você precisa conhecer

Na hora de escolher a opção perfeita para o seu projeto, é útil entender as características, vantagens e desvantagens de cada modelo de forro. Variáveis ??como custo-benefício, facilidade de uso e durabilidade também devem ser consideradas para tomar a decisão certa. Venha conhecer os  tipos de forros mais usados conosco!

 

Gesso

Entre os diferentes tipos de tectos, é este o que se utiliza, sobretudo se o projecto incluir rebaixamento de gesso e utilização de iluminação embutida.

Não há dúvida de que esse é o forro que valoriza o meio ambiente. O mercado oferece dois tipos de acabamentos de gesso:

  • Tradicional: Dentre os tipos de forro de gesso, este é o mais utilizado. O folheado é composto por painéis moldados instalados lado a lado e fixados por uma estrutura de arame. É econômico, mas vai gerar muita sujeira durante a instalação.
  • Drywall / placa de gesso: Esta é a melhor solução para quem procura uma instalação prática, rápida, com o mínimo de poeira e um excelente acabamento superficial, semelhante ao gesso tradicional. A instalação é simples: a placa de gesso é fixada à estrutura metálica.

Uma das principais vantagens do folheado de gesso é que você pode fazer iluminação embutida utilizando pontos de luz para garantir um ambiente mais charmoso e confortável. Além disso, o gesso isola ruídos e mantém uma temperatura agradável, por isso possui conforto acústico e térmico. Outro destaque é a facilidade de manutenção: reparos e ajustes podem ser realizados com facilidade. Infelizmente, o gesso tende a absorver a umidade do ambiente. Portanto, é importante evitar o uso do material em áreas úmidas, como banheiros.

 

Forro PVC

Embora a estética não seja o ponto forte do PVC, esse é um dos tipos de forro que tem sido amplamente usado em diferentes projetos. Isso porque reúne uma série de atributos e diferenciais. 

Em comparação com outros tipos de forro, a praticidade e rapidez de instalação e a durabilidade de tais materiais o tornam particularmente notável. Durante o processo de instalação, as placas são instaladas juntas e outro tipo de revestimento de superfície é atribuído, como pintura. Além disso, uma vez colocado o forro de PVC, ele pode ser usado por até 40 anos. Devido a sua alta resistência à umidade e características de fácil limpeza, este tipo de agente de tratamento de superfície pode ser utilizado mesmo em ambientes úmidos (como banheiros e lavanderias). Ao contrário do gesso, o uso de placa de PVC não pode fornecer um bom isolamento acústico e térmico. Se você escolher este material, use lã mineral entre o forro e o teto. Além disso, outro cuidado importante é importante: não instale lonas de PVC em ambientes expostos a altas temperaturas, como cozinhas e áreas gourmet com churrasqueiras. Este material possui baixa resistência ao fogo.

O preço é atraente, por isso o forro é uma excelente escolha de baixo custo. Vale ressaltar que diversos modelos podem ser encontrados no mercado: além do tradicional branco, há outras variações de cores, inclusive imitações de veios de madeira.

Forro de Madeira

A madeira é um material nobre que dá um toque delicado ao meio ambiente. Embora seja necessário um investimento maior, considerando o custo do material, este é um tipo de forro que pode valorizar a estética do projeto e proporcionar uma sensação de conforto às pessoas que utilizam o espaço. Além disso, o forro de madeira é versátil e atemporal porque combina perfeitamente com o design clássico e moderno.

 

Entre os tipos de forros, o modelo em madeira chama-se Lambri, que leva o nome de Lambri pelos folheados de madeira que compõem o forro. Assim como o PVC não é recomendado para uso em ambientes expostos a altas temperaturas, a madeira não é adequada para uso em locais úmidos. Se você ainda escolher o forro Lambry para áreas úmidas (como banheiros), lembre-se de tratar a madeira antes de usar. O forro de madeira também precisa prestar atenção à possibilidade de infestação por organismos prejudiciais, como cupins. Ao usar forros de madeira, avaliações frequentes e diagnósticos precoces devem ser feitos para eliminar qualquer propagação.

 

Forro Metálico

Este é um dos tipos de revestimento históricos. Foi amplamente utilizado na década de 1960, e hoje essa complementação é enfatizada nos projetos arquitetônicos da época. Mas nada o impede de usar este estilo em seus projetos. Embora o revestimento de metal tenha muitas vantagens, ele começa com alta resistência à umidade. Materiais metálicos podem ser usados ??em ambientes úmidos e úmidos, como banheiros e áreas de piscinas.

 

Outra vantagem é a variedade de formatos disponíveis no mercado. Você pode escolher entre placas comuns e os detalhes que formam o desenho. Como o material pode ser pulverizado, a disponibilidade de cores também é muito rica. Além disso, este é um dos tipos de revestimento que não são expostos a bactérias, fungos e insetos para se multiplicar. Em outras palavras, requer menos manutenção. Porém, a única coisa é instalar em cidades litorâneas: é proibido usar nessas áreas, porque o oceano desgasta metal. Ao contrário de outros materiais, o metal não é um bom material de isolamento acústico e térmico. Portanto, é ideal utilizar outros materiais (como lã mineral) para tornar o ambiente mais confortável.

Conclusão

Viu, só? Agora você já sabe tudo o que precisa sobre os diferentes tipos de forro e pode escolher qual solução melhor se adapta ao seu projeto. Entre em contato que nós da Arquimedes Engenharia & Construção podemos lhe auxiliar! 

VER TODOS OS ARTIGOS