You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Qual a importância do Projeto Estrutural

Qual a importância do Projeto Estrutural

Quer seja grande, pequeno ou médio, o desenho estrutural é uma das partes mais importantes de todas as obras. Afinal, ajudará os engenheiros a obter uma série de informações preliminares, que podem não só ajudar a economizar materiais e proporcionar maior flexibilidade de produção, mas até mesmo ajudar o projeto a cobrar uma determinada taxa. Você quer entender como o projeto estrutural se diferencia do seu trabalho? Confira nossas postagens! O que é projeto estrutural? Em resumo, o projeto estrutural (também chamado de cálculo estrutural) é definido por um conjunto de informações relacionadas ao projeto de toda a estrutura que fará parte do edifício. Nesse sentido, podemos incluir tudo relacionado a:

  • vigas;
  • lajes;
  • estruturas metálicas;
  • pilares;
  • fundação;
  • alvenaria estrutural.

Por isso, a ideia é utilizar como ferramenta os projetos estruturais, que têm como objetivo trazer mais segurança ao trabalho, economizar orçamentos e melhorar a resistência e durabilidade do empreendimento. Sua importância é definida pela precisão do cálculo, o que pode evitar os custos extras e desnecessários necessários para concluir o trabalho. E erros de tamanho, que podem causar problemas em revestimentos e até em tetos e paredes estruturais.

Que vantagens o projeto estrutural traz para o trabalho?

Lendo os tópicos acima, você já pode perceber que o projeto estrutural é uma etapa muito importante em qualquer projeto, certo? Aqui estão alguns dos benefícios de começar a usá-lo.

Garantia de segurança de construção

É inegável que a engenharia estrutural em mãos pode melhorar a qualidade do trabalho, principalmente no que diz respeito à segurança do edifício e de todo o pessoal relacionado. Afinal, cada etapa é cuidadosamente planejada, o que mantém o fluxo de trabalho alinhado ao cronograma, ao invés de pressa e descuido. Sem falar que o cálculo correto do tamanho pode reduzir a ocorrência de acidentes, tornando mais seguro o trabalho de pessoas e máquinas.

Melhor ajuste estrutural e dimensionamento

Conforme mencionado anteriormente, estruturas muito grandes ou muito pequenas podem causar problemas futuros e estruturais do edifício, como rachaduras na cobertura, teto e paredes. Em maior medida, isso pode até levar a deslizamentos de terra. Porém, através do projeto estrutural, todo o cálculo é realizado em milímetros, portanto o encaixe é perfeito. Portanto, a estrutura é mais forte, mais resistente e durável.

Racionalização do uso de materiais

Na área da construção civil, a redução de custos é uma preocupação constante. Isso ocorre porque muitas vezes é difícil manter o controle de tudo o que acontece em um canteiro de obras. Dentre as dificuldades, podemos citar o cálculo da produtividade da máquina, se o cronograma não for cumprido durante a obra, haverá custos adicionais e problemas. Por sua vez, o projeto estrutural restringe o uso de materiais com base nos materiais calculados para a conclusão da obra. Dessa forma, o controle fica mais rígido, o uso de equipamentos é economizado e a produtividade é consistente com o objetivo de cada etapa da obra.

Defina o melhor sistema estrutural

Uma das etapas do projeto estrutural é definir o melhor sistema estrutural. Isso é fundamental para reduzir os custos de construção sem perder a qualidade do processo produtivo. Afinal, os cálculos são baseados em opções que proporcionam mais durabilidade, resistência e segurança à construção - essas qualidades podem agregar muito valor à sua marca.

A manutenção futura se torna mais fácil

Um projeto bem planejado pode contar com instalações projetadas para tornar a manutenção mais ágil. Ao descrever tudo em detalhes no papel e de forma otimizada, a própria estrutura se torna mais fácil de entender, identificar e, portanto, mais fácil de manusear e manter. Sem falar que projetos estruturais podem criar condições para futuras expansões. Para que o trabalho seja mais flexível e personalizado. Portanto, o edifício pode ser modificado de forma otimizada e econômica no futuro.

Fácil de controlar

Engenharia fora de controle é sinônimo de caos na engenharia civil. Afinal, todo trabalho deve ser feito sob a precisão mecânica do relógio. Cada engrenagem deve estar alinhada com todos os elementos do equipamento para produzir coordenação completa. Quando um elemento se desvia do plano, ocorre um atraso. Por meio do projeto estrutural, todo o conteúdo pode ser calculado e previsto antes. Com isso, o controle fica mais fácil de manter e cobrar, e até custos de obra podem ser esperados, como o cálculo do tempo / máquina do equipamento utilizado.

Tecnologia de execução simplificada

Imagine que, sem instruções, montar um carro em miniatura é uma tarefa mais desafiadora - para dizer o mínimo. Pode-se dizer que o projeto estrutural pode ser usado como um guia, pois fornece toda a tecnologia de execução a ser aplicada. Isso pode não só reduzir muito a ocorrência de acidentes (que ocorrem naturalmente no trabalho), mas também tornar a produção mais harmoniosa, ágil e segura. Isso nos dá a vantagem final do projeto estrutural para edifícios.

Otimização da força de trabalho

Não são apenas as máquinas que realizam o projeto estrutural no canteiro de obras. A mão-de-obra também tem muito a ganhar porque passou a ser utilizada de forma mais eficiente, sem gargalos de produção, porque toda movimentação foi calculada e planejada. Ou seja: tudo o que vimos até agora pode ser definido definitivamente, pois o objetivo dos projetos estruturados é economizar custos estruturais - mas ao mesmo tempo possui algumas outras vantagens que podem agregar mais valor ao sua obra.

 

Conclusão

Agora que já sabe da importância e das vantagens do Projeto Estrutural, entre em contato conosco. A Arquimedes Engenharia & Construção realizar projetos estruturais com o comprometimento com a seguranca e a economia. Se dedica ao cálculo estrutural e otimiza as estruturas para levar o melhor ao cliente. 

VER TODOS OS ARTIGOS