You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Como Instalar Chuveiro: Aprenda o Passo a Passo para Fazer em Casa

Como Instalar Chuveiro: Aprenda o Passo a Passo para Fazer em Casa

É muito importante podermos cuidar da nossa própria casa, especialmente quando somos surpreendidos. Muitas pessoas têm uma dúvida: como instalar o chuveiro. Por isso, compartilharemos algumas dicas de como instalar um chuveiro, que serão de grande ajuda para você na pequena manutenção da casa. Confira!

Dicas para instalar um chuveiro

Agora, vamos entender como instalar um chuveiro elétrico de forma simples, porém, é preciso estar atento a alguns detalhes muito importantes que terão grande impacto na correta instalação do chuveiro. Siga todos os passos abaixo que devem ser verificados para iniciar a instalação de um chuveiro elétrico sem "dor de cabeça":

Tipo disjuntor

Antes de saber que tipo de disjuntor é um chuveiro, você precisa entender melhor o que é um disjuntor, certo? Bem, um disjuntor é um dispositivo de proteção usado para manter a corrente. Portanto, o disjuntor é um dos elementos mais importantes de um chuveiro elétrico. Em primeiro lugar, para escolher o disjuntor correto para o chuveiro, é importante ter a curva correta que resista à potência do chuveiro. Em caso de dúvida, escolha sempre o disjuntor recomendado pelo fabricante do chuveiro. Porém, em geral, para escolher o disjuntor correto para o chuveiro, é necessário dividir a potência máxima do chuveiro pela tensão de alimentação, ou seja, a corrente do chuveiro com potência de 5.500W a 220V é 25A , então você precisa de um disjuntor A 30A, porque um disjuntor 25A pode desarmar facilmente devido a quaisquer mudanças na rede.

Chuveiro 127V e 220V

Lembre-se que no mercado você encontra chuveiros elétricos de 127 V e 220 V. Antes de instalar é muito importante saber qual o modelo que você deve ter em casa. Portanto, o chuveiro irá variar dependendo do tipo de instalação em sua residência, e se o chuveiro não for compatível, pode queimar.

Fio de chuveiro

Também devemos mencionar que os cabos condutores são muito importantes para a instalação de chuveiros elétricos, pois a escolha errada dos cabos pode causar acidentes graves, como derretimento dos condutores. Portanto, para selecionar o cabo correto, deve-se considerar o espaço entre o quadro elétrico e o local de instalação do chuveiro.

Como instalar o chuveiro

Bem, agora que você conhece todos os componentes que devem estar disponíveis antes de começar a instalar o chuveiro, é hora de sujar as mãos e aprender como instalar o chuveiro passo a passo. Confira abaixo:

Materiais

  • Chuveiro com a voltagem adequada à residência;
  • Chuveirinho;
  • Mangueira;
  • Cano para chuveiro;
  • Redutor de pressão; 
  • Suporte para mangueira.

Ferramentas

  • Chave Philips;
  • Fita veda rosca;
  • Fita isolante;
  • Chave de fenda;
  • Alicate.
  • Chave teste;

Como instalar chuveiro: passo a passo

  1. Feche o registro do banheiro;
  2. Agora, abra o chuveiro e espere parar de sair água e, em seguida, feche-o novamente; 
  3. Desligue a chave geral de energia da casa;
  4. Utilizando a chave teste, verifique se não está mais passando energia elétrica. Essa etapa é muito importante para evitar acidentes que podem ser muito graves e até letais;
  5. Depois, usando a chave de fenda, tire a tampa que protege os fios da energia elétrica dentro da parede;
  6. Em seguida, veja se a bitola do fio de alimentação elétrica e o disjuntor seguem a potência do chuveiro elétrico;
  7. Verifique se o fio terra está conectado ao sistema de aterramento;
  8. Depois disso, utilize a fita veda rosca na rosca de entrada de água;
  9. Coloque a rosca do chuveiro no cano de saída de água que está na parede e rosqueie a ducha;
  10. Conecte os fios da rede elétrica com os fios do chuveiro. Lembre-se de usar a fita isolante para uni-los;
  11. Em seguida, basta encaixar a mangueira do chuveirinho no seu chuveiro;
  12. Para conferir se está tudo certo, abra o registro do banheiro e do chuveiro para ver se está saindo água;
  13. Por fim, ligue a energia elétrica da casa e veja se está saindo água quente do chuveiro.

Finalmente, ao conectar o cabo de força ao cabo de força do chuveiro, um lembrete importante é prestar atenção à cor. O fio preto é o fio de fase, o fio azul é o neutro e o fio verde é o fio terra.

 

Agora que você sabe como instalar um chuveiro, sua rotina ficou muito mais fácil! Conte sempre conosco para cuidar da sua casa.

 

VER TODOS OS ARTIGOS